SESSÕES COMENTADAS
A Mostra Retrospectiva terá cinco sessões comentadas por fantásticos especialistas da área.
Os comentários serão disponibilizados em vídeo no IGTV do Instagram @festivalfantástico
13/05 – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
de Julia Murat, Brasil, Argentina, França, 90′, 2012, 10 anos
Sessão comentada por Fabrício Basílio
Fabrício Basílio é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), tendo como tema o fantástico no cinema brasileiro. É montador, produtor e professor. Ofereceu oficinas de cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na Coart-UERJ. Em 2017, produziu o curta-metragem “Vazio do Lado de Fora”, selecionado para o 70o Festival de Cannes. Em 2018, escreveu o artigo “O Mundo ao Avesso: absurdo e suspense em O Terceiro Tiro”, publicado no livro “Única – estudos hitchcockianos”. No momento produz o curta-metragem “Viventes”, selecionado pelo edital de fomento ao audiovisual de Niterói (RJ).

14/03 – Chico
dos Irmãos Carvalho, Rio de Janeiro (RJ), 2016
Sessão comentada por Waldson Souza
Waldson Souza é formado em letras e pesquisa afrofuturismo desde 2016. Tem mestrado em literatura pela Universidade de Brasília e escreveu a dissertação “Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea”. Seus temas de interesse e pesquisa envolvem: ficção especulativa, autoria negra e representatividade negra. Também é escritor de ficção especulativa, tendo publicado a novela “Oceanïc” (2019), pela editora Dame Blanche, e os contos “Uma esfera para cada feitiço” (Revista Mafagafo) e “Eletricidade em suas veias” (Agência Magh).

15/05 – Sol Alegria
de Tavinho Teixeira, João Pessoa (PB), 90’, 2018,
Sessão comentada por Arthur Lins
Professor de Montagem no curso de cinema da UFPB. Possui experiência no campo do audiovisual desenvolvendo atividades teóricas e práticas. Atua como diretor/roteirista/montador, tendo realizado filmes exibidos e premiados em importantes festivais nacionais, a exemplo do média-metragem ‘O matador de Ratos’ e o longa-metragem ‘Desvio’. Doutorando no PPGCINE/UFF com pesquisa voltada para o cinema contemporâneo brasileiro em diálogo com o gênero de ficção-científica.

16/05 – O Desejo do Morto
de Ramon Porto Mota, Campina Grande (PB), 33’, 2013, 16 anos
Sessão comentada por Beatriz Saldanha
Cineasta, pesquisadora e curadora, colabora frequentemente para catálogos de mostras e livros, entre eles um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror para o livro Mulheres Atrás das Câmeras (Abraccine). Participou de curadorias e/ou júris de diversos festivais de cinema fantástico do país, entre eles Fantaspoa (RS), Cinefantasy (SP) e Rock Horror Film Festival (RJ). Desde 2016, faz parte do time fixo de curadores da Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico (GO). Mantém a revista eletrônica Les Diaboliques, especializada em filmes de terror, e co-organiza a revista Única, especializada na obra de Alfred Hitchcock, e a Enciclopédia do Cinema de Horror, em fase de preparação. Estreou na direção em 2020 com os curtas-metragens Jérôme: Um Conto de Natal, lançado nacional e internacionalmente como segmento da Antologia da Pandemia, e Do Pó ao Pó, que teve sua estreia na Cine BH.

18/05 – Parte 1 – O Cinema de Dennison Ramalho
19/05 – Parte 2 – Morto Não Fala
de Dennison Ramalho, Porto Alegre (RS), 110’, 2019, 16 anos
Sessão comentada por Gurcius Gewdner
Gurcius Gewdner é reconhecido por seu peculiar trabalho como diretor, montador, músico e artista visual, tendo liderado e participado de alguns dos mais absurdos, dementes e alucinantes projetos artísticos e cinematográficos brasileiros dos últimos 15 anos, não apenas como diretor, mas em importantes parcerias com outros artistas e diretores.

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